Preto Zezé e Karina Santiago, novos presidentes, são do Ceará e Mato Grosso, respectivamente, o que promove a descentralização do poder, uma das prerrogativas defentidas pela entidade
Por Comunicação CUFA Brasil
Fotos: Zé Rosa
Presidente Preto Zezé e Vice Presidenta Karina Santiago
A cerimônia de posse da nova presidência da CUFA Brasil realizada no elegante Teatro José Alencar, na cidade de Fortaleza (CE), no último dia 16, foi surpreendente, emocionante e carregada de símbolos. MV Bill e Nega Gizza passaram os cargos de presidência e vice-presidência, respectivamente, a dois grandes quadros da entidade: Preto Zezé, do Ceará; e Karina Santiago, de Mato Grosso.
Não havia uma faixa presidencial, mas, conforme a tradição, o símbolo da CUFA, o pássaro Anú, confeccionado em madeira, foi levado até os presidentes pelas mãos de representantes de cada um dos 27 estados, simbolizando a confiança em suas novas lideranças e como uma forma de direcionar boas energias à nova gestão.
Mestre de cerimônia Manoel Soares (CUFA RS), Nega Gizza, Mv Bill, Preto Zezé e Karina Santiago
Em seu discurso, a rapper Nega Gizza falou da importância do trabalho social em sua vida pessoal e também profissional: “A CUFA transformou minha vida de todas as formas possíveis. Sou a prova viva de que é possível a transformação por meio de um trabalho social sério e sobretudo profissional que possibilite visibilidade”, ressaltou Gizza, que continua à frente da Liga Internacional de Basquete de Rua.
Já MV Bill relembrou as histórias do início dos trabalhos da CUFA em Mato Grosso, destacando as ações de Karina Santiago, e principalmente as de Paulo Àvila, que fundou a entidade no estado. Também destacou a descentralização do poder, algo defendido e praticado pela entidade em todas as esferas, seja ela pública, privada e principalmente social.
Público formado por pessoas das favelas de Fortaleza, amigos e parceiros
A prefeita da cidade de Fortaleza, Luizianne Lins, foi representada pelo coordenador de articulação política da prefeitura, Waldemir Catanho, que aproveitou a oportunidade para parabenizar a nova diretoria. “É um momento único, de renovação da liderança, onde a CUFA reafirma seu caráter e potência política colocando duas pessoas de fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo”, observou.
O diretor de Comunicação da Rede Globo, Luiz Erlanger também participou da cerimônia de posse e garantiu a parceria entre a emissora e a CUFA. “É uma parceria que já tem, praticamente, 10 anos. E mostra como a gente escolheu uma entidade que é exemplar. Primeiro pela alternância da liderança, que é uma coisa saudável, e segundo por trazer a presidência para o Nordeste. É uma honra participar dessa solenidade, pois a CUFA é um movimento social extraordinário, e eu sou um dos maiores fãs dessa instituição", afirmou.
Paulo Ávila (CUFA MT), Mano Brown (Racionais Mc's) e Luiz Erlanger (TV Globo)
MV Bill e Fagner
Emoção Um dos momentos mais marcantes da transmissão de cargo foi a presença na plenária de dois grandes “monstros” da música brasileira: Mano Brow e Raimundo Fagner, que foram prestigiar o evento. Eles subiram ao palco e junto com Nega Gizza e MV Bill configuraram a união musical mais desejada por um produtor artístico-musical. Brow e Fagner cumprimentaram os empossados e o público, além de falar da importância deste novo momento na CUFA.
Anú passando pelas mãos dos cufianos de todo o Brasil
O evento foi digno de posse de Presidente da República, contando com a presença de toda a imprensa da cidade de Fortaleza. Os presentes participaram não de uma posse, mas sim da celebração na crença na mudança, na transformação. O momento mais importante, porém, foi a passagem do símbolo maior da CUFA: O Anu Preto. Ele passou pelas mãos de cufianos de todo o Brasil e do exterior até chegar a MV Bill que, juntamente com Gizza, o entregou a Preto Zezé e Karina Santiago.
0 comentários:
Postar um comentário